Ex-MasterChef brilha em restaurante com experiência imersiva em Curitiba (PR)

 

Fotos: Gero Hoffmann

O Saza Cozinha, comandado pelo badalado William Peters, traz sabores das estações para a mesa dos curitibanos em uma gastronomia conectada ao clima e a terra

           CURITIBA, 18/06/2025 – No último mês de abril, a cidade de Curitiba (PR) ganhou um restaurante que está revolucionando a gastronomia local. Sob o comando do badalado chef William Peters, que ganhou destaque nacional em 2018, quando explodiu no mercado gastronômico como um dos finalistas MasterChef Profissionais, da TV Band, o Saza Cozinha chegou para trazer os sabores das estações em preparos diferenciados e com ingredientes de alta qualidade, tudo isso potencializado por um ambiente imersivo, assinado pelo artista visual Manolo Fraga.

 

A proposta da casa é oferecer uma gastronomia conectada ao clima e à terra, respeitando a sazonalidade e trazendo o melhor dos sabores de cada época, o novo empreendimento comandado por Peters tem como proposta um menu atrelado as estações do ano. O cardápio de estreia traz o tema “Geada”, com pratos que conversam com o clima, além de ingredientes oriundos de produtores locais. Na carta de bebidas, vinhos e drinks autorais. “A inspiração deste primeiro menu é o outono curitibano e as primeiras geadas, um frio seco que transforma a paisagem. As cores terrosas dominam a natureza e os sabores ganham profundidade. Muito além do conceito, queremos que o nosso público tenha experiências únicas dentro do Saza. Não será um restaurante de pratos famosos, mas sim de experiências marcantes a cada visita”, explica Peters.



O restaurante, que tem capacidade para 50 pessoas, marca o retorno de Peters para o mercado curitibano, onde atuou no Grupo Obst, sendo responsável direto pelo sucesso do badalado e premiado Ninna Cozinha. Ao longo de sua carreira, o chef gaúcho passou, também, pelo Président, de São Paulo (SP), atuando ao lado do chef francês Erick Jacquin; e pelos estrelados espanhóis Dos Cielosem Barcelona, e Diverxo, de Madri, comandados pelo chef Dabiz Muñoz, atualmente com três estrelas Michelin.

 

“Curitiba me acolheu muito bem. Na cidade, vivi momentos profissionais e pessoais muito importantes. Agora, com o Saza, quero retribuir um pouco mais desse carinho que recebi dos curitibanos, apresentando um restaurante que traz muito da minha identidade. A cada projeto que lanço, consigo incorporar cada vez mais das experiências profissionais que adquiri durante a carreira. Isso tem feito do Saza um grande sucesso”, destaca Peters.


 

CARDÁPIO

 


No menu de abertura da casa, destaque para as entradas, com opções “para comer com as mãos”, que traz preparos como o Gyusandô, sanduíche de carne empanada com gergelim, manteiga queimada e kimchi e os Bunyols, tradicionais bolinhos espanhóis preparados com bacalhau servidos com mel fermentado e pimenta. Já entre os “crudos e tartares”, está um delicioso peixe curado servido com vinagrete de campari, umeboshi, cítricos e farofa de pão.

 

Para quem busca algo para “compartilhar e apreciar”, o chef desenvolveu um curioso e saboroso roastbeef de língua, que é servido com molho tonnato, neve de pecorino e saladinha de salsinha. Entre os “pratos principais” da casa, destaque para o ancho servido com purê batata-doce roxa, cebola crispy e wasabi; e para a deliciosa entranha grelhada acompanhada por molho de cogumelo, cebola roxa assada, polenta cremosa e agrião.

 

Quem não abre mão de uma bela sobremesa será surpreendido pelas Madalenas catalanas com sorvete de baileys, creme de avelã e chocolate. Os preparos do Saza podem ser harmonizados com uma série de vinhos, além de coquetéis clássicos e autorais.


 

AMBIENTE IMERSIVO

 


O Saza Cozinha estreou com um conceito de decoração que promete revolucionar as experiências em restaurantes na capital paranaense. Além de oferecer uma gastronomia de altíssima qualidade, o novo empreendimento apresenta uma experiência imersiva inédita na cidade, assinada pelo artista visual Manolo Fraga, que desenvolveu uma projeção mapeada que transforma o restaurante por meio de instalações imersivas.

 

As composições visuais transitam entre texturas naturais e orgânicas, muitas vezes abstratas, criando uma ambientação viva e sensorial. “A tecnologia de projeção mapeada permite que o espaço se transforme de acordo com a demanda. São conteúdos visuais específicos para cada menu ou evento, tornando cada experiência no Saza única e personalizada”, conta Manolo. Assim, para uma degustação de vinhos, o restaurante se transforma em uma vinícola onde o cliente vivencia a experiências de estar no meio de videiras. “Na época de frio intenso, a fumaça da geada transparece, colocando os frequentadores em uma típica noite curitibana”, complementa o artista.



 

O Saza Cozinha funciona na tradicional Rua Moyses Marcondes (nº 440), no bairro Juvevê, importante polo gastronômico da cidade de Curitiba, de terça a sexta-feira, das 19h às 23h30; aos sábados, das 12h às 15h e das 19h às 23h; e aos domingos, das 12h às 16h. Para mais informações, acesse os perfis oficiais do Saza e do chef Willian Peters no Instagram: @sazacozinha e @willianpeters.


via assessoria

Comentários