Macaron: doce francês ganha toque brasileiro em evento de Gastronomia

 

Farinha de castanha de caju e brigadeiro de açaí dram uma nova roupagem para o macaron (Foto: Gabriela Oliveira)

Unoeste abriu as portas para a comunidade em mais um evento gratuito que reuniu sabor e conhecimento

Siga-nos também no Instagram; @imprensa_gourmet

            Quando se fala de confeitaria francesa, o rei é o macaron. Esse doce pequeno, tem sabor e textura leves e em sua essência a farinha de amêndoas. Já o recheio é marcado por diversos tipos de ganache. E foi justamente o queridinho dos franceses que se tornou tema de um workshop realizado pelo curso de Gastronomia da Unoeste. Ministrado pela docente e chef Mariane Sato, o evento foi realizado nesta segunda-feira (22), no Laboratório Aula Show.

Durante o preparo da receita, Mariane aproveitou para dar algumas dicas importantes e falar de técnicas como o mise en place que consiste na organização prévia dos ingredientes e dos utensílios a serem utilizados. Além disso, o doce ganhou um toque brasileiro: farinha de castanha de caju e brigadeiro de açaí.

A professora aproveitou para explicar a diferença entre os merengues francês, italiano e suíço, sendo que a primeira opção foi a utilizada no preparo do doce. Aliás, você sabe porque a maioria dos macarons tem tons pasteis? A chef Mariane trouxe essa curiosidade aos participantes. “Tons mais escuros do doce exigem uma quantidade maior de corantes comestível e isso pode afetar na textura. Outra dica importante é que o macaron precisa secar antes de ir para o forno e a temperatura para assar é de 150º”, conta.

Ao final do workshop, os participantes degustaram o doce e foram presenteados com um mimo. Daniel de Oliveira Rodrigues é de Alfredo Marcondes (SP) e faz trufas para vender em sua cidade. “Amo a gastronomia. Essa atividade me trouxe informações importantes e me ensinou a fazer um doce que pretendo colocar no meu cardápio. As dicas foram muito legais. Aliás, a estrutura da Gastronomia Unoeste é impressionante”, diz.

Opinião compartilhada pela Sueli Souza que é de Presidente Prudente. Pela primeira vez na Unoeste, revela que tem vontade de fazer essa graduação. “Foi um workshop apaixonante que despertou ainda mais a minha vontade por essa área. Inclusive, fiquei encantada pelos espaços exclusivos desse curso”, pontua.

via assessoria


Comentários