A Dom Tápparo foi fundada em 1978 e é uma empresa familiar que
agora conta com a terceira geração à frente dos negócios
Há muitas teorias sobre quando a cachaça foi descoberta. Muitos
afirmam que tudo começou no ano de 1532, no litoral de São Paulo. Mesmo sendo
uma bebida tão tradicional e com muitos anos de história, ela ainda consegue se
manter firme em um mercado cada vez mais competitivo e sedento por novidades. O
número de estabelecimentos produtores de Cachaça e de Aguardente registrados no
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) teve um crescimento
de 4,14% no último ano. Em 2020, o número foi de 1.131, e em 2019, 1.086.
Com o desempenho positivo do setor no Brasil, as marcas de
cachaça agora querem conquistar o mundo e estão mirando em outros países, como
é o caso do Engenho Dom Tápparo.
A empresa familiar, que agora conta com a terceira geração à frente dos
negócios, foi fundada em 1978, em Mirassol, interior do estado de São Paulo. A Dom Tápparo conseguiu se
consagrar no Brasil através da produção de cachaças com qualidade, produtos
variados e parceria com cantores sertanejos renomados. Além de estar presentes
em diversos PDVs, a marca ainda possui algumas lojas próprias em diferentes
regiões do país.
“Nossa primeira experiência
positiva, onde pudemos constatar que a cachaça tem potencial para crescer em
outros países foi quando participamos de uma degustação na LAC
Flavors, uma das mais importantes rodadas de negócios do setor de alimentos e
bebidas na América Latina e Caribe, que gerou bastante repercussão entre os
compradores do mundo todo”, afirma Ademilson
Tápparo, um dos sócios da empresa.
Foi então que, em 2019, ocorreu a primeira exportação, feita
para os Estados Unidos. A conquista foi o início de um passo importante para a
marca conseguir uma expansão internacional bem sucedida, já que muitos
consumidores estadunidenses costumam relatar que encontram uma certa
dificuldade na hora de achar um produto tradicional do Brasil, e a venda da
bebida no país acaba suprindo essa demanda. “O imposto que pagamos para vender no
Brasil é bem maior, então o custo-benefício para exportação é melhor”,
diz Tápparo.
Mas não são apenas os americanos que estão na mira do Engenho:
as cachaças, os licores e coquetéis alcoólicos da marca também são vendidos na
Holanda e Portugal. Em julho desse ano, outra grande conquista para a
família: um distribuidor levou as bebidas da Dom Tápparo para o Reino Unido. “É
muito gratificante ver que uma bebida que carrega o DNA do nosso país está
conquistando locais que nunca tínhamos imaginado que seria possível conquistar”,
ressalta o sócio da empresa.
Outros países também já se mostraram interessados nos produtos
do Engenho como o Chile, Costa Rica, Austrália, República Tcheca, Panamá,
Alemanha, Equador e Paraguai. O objetivo da marca é expandir cada vez mais os
negócios e mostrar que o Brasil produz bebidas com qualidade e com história. “Queremos
ver a cachaça sendo apreciada no mundo todo e conquistando cada vez mais
espaço”, finaliza o empreendedor.
Sobre o Engenho Dom Tápparo
O Engenho Dom Táparro começou por iniciativa do Sr. José
Tápparo, que em 1978 resolveu produzir cachaça para o consumo próprio e
presentear os amigos. A cachaça fez tanto sucesso que começaram a querer
comprá-la. Foi então que José Tápparo viu nessa atividade uma oportunidade de
negócio. Com os anos e a entrada da Segunda Geração na empresa, o engenho cresceu
e passou a produzir vários tipos de cachaças, coquetéis alcoólicos e licores.
Hoje a empresa conta com a colaboração da terceira geração da família.
Saiba mais em www.domtapparo.com.br
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